Segunda edição do Resenha Cine MRA

Primor e brilho. Três filmes tiveram destaque na segunda edição do Resenha Cine MRA com a participação do Professor Silvério Duque. Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana, atua como docente de Literatura Brasileira, como crítico literário e poeta. É autor de cinco livros de poesia: “O crânio dos Peixes”, “Baladas e outros aportes de viagem”, “A pele de Esaú”, “Ciranda de Sombras” e “Do Coração dos malditos”.

Os filmes que serviram para o debate foram três, numa proposta de análise a partir de Freud. Diante do título Belezas de um Filme Freudiano – UM BREVE PANORAMA PSICANALÍTICO DO CINEMA AMERICANO EM TRÊS ATOS, Silvério conversou sobre os filmes Cisne Negro, Mary & Max e Vicky Cristina Barcelona.

Dirigido por Darren Aronofsky, o Cisne Negro é um filme de 2010. O debatedor trouxe visibilizadade às belezas agônicas delineada por esse diretor e que estão presentes do supracitado filme, abordando como a protagonista desenvolve suas pertubações durante o processo de amadurecimento.

Adam Elliot, na leitura de Silvério, trouxe o foço das improbabilidades ou os abismos sucessivos em Mary & Max.