EQUIPE DO MUSEU REGIONAL DE ARTE MINISTRA OFICINA SOBRE PATRIMÔNIO

Aconteceu no dia 18 de julho de 2018, nas dependências da Escola Estadual Juíza Lourdes Trindade bairro Aviário, uma atividade diferenciada enfocando arte, patrimônio e cidadania. A parceria integra a programação do projeto “AVIAÇÃO: outro lado da margem” coordenado pela artista plástica feirense Maristela Ribeiro e envolvem docentes e discentes do IFBA, equipe MRA, artistas e alunos da escola. Objetiva-se realizar até o final de 2018, um levantamento identitário e estético sobre o cotidiano local. Os resultados da ação colaborativa serão reunidos em mostra expositiva na unidade escolar e no Museu Regional de Arte.

A oficina de Educação Patrimonial desenvolvida pela equipe MRA teve porfinalidade abordar a importância da preservação dos patrimônios locais em comunidades. Foram trabalhadas habilidades como interação, observação e comparação, a partir de leituras críticas sobre a realidade cultural feirense.

O método utilizado referenda os ensinamentos do mestre Paulo Freire e sua Pedagogia da Autonomia por meio de dinâmicas de grupo, oralidade e apresentações de imagens, conceitos, dados patrimoniais e audiovisuais do grupo Nação Zumbi, Beyoncé e Quixabeira da Matinha, embasando o questionar, a observação e a comparação de realidades.

A próxima etapa envolve entre os parceiros o Museu Casa do Sertão e seu projeto ‘O Museu Vai a Escola’ com a realização de montagem expositiva itinerante e ações educativas na Escola Estadual e no IFBA. Parabenizamos a  feirense Maristela Ribeiro pelas relevantes contribuições de socialização de saberes e fazeres  em nosso território.

Fotos aqui!