Ações

PROJETO ESCOLA VAI AO MUSEU

O Projeto “A Escola vai ao Museu” está inserido no Programa de Educação Patrimonial do Museu Regional de Arte (MRA) iniciativa que visa o desenvolvimento de projetos e atividades destinadas aos mais diferentes públicos, articulando-se com instituições diversas, tendo como um dos seus princípios básicos potencializar o MRA enquanto um agente socializador da história e do entendimento dos movimentos culturais entorno das artes visuais, um espaço de educação não-formal que busca agir em parcerias para ampliar seu conceito de atuação.
Neste intuito, um dos focos é justamente buscar atrair nas instituições de ensino o público jovem e sua fidelização, para que estes além de apreciar, possam valorizar o trabalho de preservação e fomento cultural desenvolvido pela instituição, fortalecendo, por conseguinte, sua relevância social, contribuindo assim, para a formação cidadã no município e região circunvizinha.
Outro aspecto a se enfatizar com o referido projeto é a apropriação, por parte do corpo docente, de um virtuoso recurso didático ao processo de ensino-aprendizagem que auxilia a contextualização de narrativas paralelas e/ou complementares, tanto circunscritas aos objetos, no ato de enxergá-los como mostras visuais e representação do que vem a ser o patrimônio; quanto do seu espaço físico, fatos e a trajetória histórica de valorização da produção artística local.

PROGRAMA DOMINGO TEM MUSEU

O domingo tem Museu é realizado a partir da iniciativa da equipe do Museu Regional de Arte com o apoio da Companhia CUCA de Teatro. Suas ações são voltadas às famílias que frequentam o CUCA aos finais de semana. Acontece no primeiro domingo de cada mês, e busca oferecer a esse público mais uma oportunidade de lazer e conhecimento da cultura local, através de diversas atividades desenvolvidas pela equipe do MRA como o Meu mural MRA, contação de estória, música e poesia, além das visitações guiadas que tem o intuito de acolher as diversas famílias nesse passeio histórico.
Objetivo: envolver o público familiar feirense nas atividades culturais e educativas do MRA, por meio de ações lazer e cultura, para um público que não tem oportunidade de visitar o espaço durante a semana.
A partir da locação das atividades do Domingo tem Museu, percebemos um aumento significativo do número de visitantes no MRA, que acarreta em uma maior visibilidade aos artistas que têm seus trabalhos em exposição e, também, do próprio Museu Regional de Arte/CUCA ao fortalecer sua missão institucional. A estratégia surge como de grande importância na elaboração de atividades visando a atração de público às visitações, proporcionando lazer e conhecimento às Famílias.