Espaços

Jardim e Teatro de Arena do CUCA

Galeria de Arte Carlo Barbosa

 

Recepção

Primeiro local de contato do visitante, o espaço dispõe de ampla área para reunião de grupos que recebem as primeiras orientações, se identificam e acessam os serviços de mediação junto à equipe.

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Sala Odorico Tavares

Odorico Tavares (1912 – 1980) foi jornalista, escritor, poeta e colecionador de arte. Pernambucano que se radicou na Bahia (1942), a convite de Assis Chateaubriand dirigiu as empresas do conglomerado Diários e Emissoras Associados (jornais e Diário de Notícias, Rádio Sociedade da Bahia e, mais tarde, a TV Itapoan; das décadas de 1940 a 1960). A criação do Museu Regional de Arte, resultou de um esforço conjunto que contou com a ajuda de Odorico Tavares, foi Odorico Tavares que indicou Feira de Santana a Chateubriand para criação de museu em Feira de Santana, Bahia.DSC09514

Sala Assis Chateaubriand

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, mais conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô, (1892- 1968), foi  jornalista, empresário, mecenas e político. Destacado homem público do Brasil foi o principal responsável pela campanha nacional de criação de museus no interior do Brasil, legou a cidade de Feira de Santana o acervo de que deu inicio ao Museu Regional de Feira de Santana criado em 1967.DSC09513

Sala Joselito Falcão Amorim

Filho de Manoel Bispo de Amorim e D. Esmária Boaventura de Amorim, nasceu no dia 04 de setembro de 1919 em Feira de Santana – Bahia. A sua história de vida está tecida na história de Feira de Santana por sua trajetória tanto na educação como na política.  Como docente, lecionou matemática no Colégio Estadual, Escola Normal e no Colégio Santanópolis, onde também foi inspetor de ensino. Como político foi eleito vereador em dois mandatos, assumiu a presidência da Câmara Municipal de 1963 a 1964 e exerceu o cargo de Secretário da Prefeitura na gestão do prefeito Arnold Ferreira da Silva (1959-1962). Foi empossado prefeito, pela Câmara Municipal no dia 08 de maio de 1964 e permaneceu no cargo até 07 de abril de 1967. A atuação do prefeito foi figura fundamental no processo de negociação para criação do Museu Regional de Feira de Santana.DSC09523

Sala Dival Pitombo

Filho de Joaquim Inácio Pitombo e Julieta da Silva Pitombo, nasceu no dia 7 de julho de 1915, em Feira de Santana, e faleceu na mesma cidade, em 1989. Fervoroso incentivador dos principais acontecimentos artísticos e culturais de Feira de Santana atuou diretamente a Odorico Tavares, no projeto de fundação do Museu Regional de Feira de Santana. Deu vida e acompanhou todas as diferentes fases do Museu, desde as negociações para a doação do espaço físico (feita pelo prefeito Joselito Amorim) à formação do acervo que recebeu importantes doações tanto por parte de Assis chateaubriand como personalidades e artistas como o Embaixador Jonh Russell e Di Cavalcanti.DSC09541

Sala João da Costa Falcão

Filho João Marinho Falcão, usineiro e comerciante influente na política em Feira de Santana, João Falcão conheceu a militância política em Salvador, quando era estudante no colégio da Bahia, hoje Central. Líder comunista, chefiou a célula que protegia Luiz Carlos Prestes; e entre os anos 1955 e 1956 foi deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Dono de uma história de vida empresarial movimentada perpassou o ramo imobiliário, de comunicações, fundou o Banco Baiano de Produção S/A, e o Banco de Desenvolvimento do Estado da Bahia. Escreveu diversos livros e artigos durante a sua longa e frutífera vida, marcando assim, a história da esquerda na Bahia.

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Setor Museológico

Destinado ao processamento técnico do museu, antecede a reserva técnica como um espaço para atividades técnicas.

Sala da Direção

Até a recente reforma funcionava como um espaço destinado a tomada de decisões administrativas do museu, reunindo artistas e equipe técnica para planejamento de ações. Com intuito de ampliar a área expositiva do museu tais atividades foram transferidas para o Atelier de Conservação Preventiva MRA, configurando-a  atualmente, como mais uma sala expositiva no MRA.

Ateliê de Conservação Preventiva (ACP) MRA

Materialização de um espaço interativo de qualificação sobre acervos museológicos que promova a mediação patrimonial embasada pelo viés da conservação de acervos artísticos, tendo em vista a importância destes bens em suas dimensões de memória social. Projeta-se o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA/UEFS), como pólo irradiar de boas práticas referentes à conservação de acervos artísticos no interior do estado, rebatendo benefícios em instituições, artistas e comunidades da região do Portal do Sertão.