A primavera chegou ao MRA

A 10º edição da Primavera dos Museus, entre 19 e 25 de Setembro de 2016, vai começar com um verdadeiro gol de placa no Museu Regional de Arte – CUCA. Inserida na programação do Aberto do CUCA, a programação contará com a vernissage de duas exposições que você confere mais informações abaixo.

14102756_297410670615545_402043711493734076_n

Os mundos possíveis de Jorge Galeano

Argentino da cidade de Concórdia, o pintor Jorge Galeanoestudou na Escola de Belas Artes de Buenos Aires e desde muito cedo trabalha com elaboração de escultura e afrescos. Foi na cidade de Feira de Santana que fincou raízes, sendo, inicialmente, assessor de arte na TV Subaé – uma emissora de televisão de Feira de Santana, pertencente ao Grupo Modesto Cerqueira (Grupo MC) e a Rede Bahia de Televisão, afiliada à Rede Globo. Atualmente concilia sua produção com o ensino artístico, nas oficinas de Arte do Cuca/Uefs. Largamente premiado, já realizou diversas  exposições individuais, coletivas, bienais, obras públicas, publicações e cursos, com relevância, para citar um, para a mostra “Trópico Utópico” exposta no Equador, em 2014.

Nessa exposição, a princípio, não sabemos se o mundo está de cabeça pra cima ou para baixo, porque contém muitas histórias e cada história tem muitos detalhes. Entender essa obra é viajar, navegar, por labirintos de diversas cores que formam todos esses mundos com infinitas possibilidades. A mistura entre natureza e urbanidade: árvores, lua, rios, animais, casas, igrejas.

Fauvismo de Vivaldo Lima

O Fauvismo vem da palavra francesa fauve, que significa fera. Surgiu no século XX e dizia-se que os pintores daquela época pintavam como feras. Na mostra do Museu Regional de Arte Cuca/UEFS busca evidenciar a história de pessoas comuns e de personalidades da sociedade feirense como os professores Áureo Filho, Joselito Amorim e Anísio Teixeira, reiterando uma ação com reflexos tanto no campo da memória social, quanto da História da Arte.O pintor feirense Vivaldo Lima é professor graduado em letras pela UFBA, com especialização em Desenho e Memória Visual, e mestre em Desenho Cultura e Interatividade pela UEFS. Participou do Primeiro Salão dos novos Artistas do Nordeste e de exposições individuais e coletivas com destaque para o Salão de Arte Contemporânea do Interior, na cidade de Cachoeira. Passou um tempo afastado das pinturas, num processo intenso de pesquisa que resulta no estilo batizado por ele de Neo Fovismo. Neste trabalho são utilizadas cores vibrantes e um livre tratamento para representar a forma.

Fonte: UEFS