Exposição MASCARAMENTO de José Arcanjo

(A) EXPOSIÇÃO (B) Oicina

 

 

A 11ª Edição do Fenatifs em parceria com o MRA (Museu Regional de Artes do CUCA abre o seu espaço para a apresentação da exposição MASCARAMENTO, do artista  José Arcanjo, com curadoria de Maristela Ribeiro e montagem de George Lima. O evento faz parte das atividades formativas da  11ª Edição do  FENATIFS e vai estar disponível para o público  de 01 a 30 de outubro. A exposição reúne trabalhos de desenho, pintura, colagem, fotografia, modelagem, instalação, e são desdobramentos da poética desenvolvida pelo artista, desde 2006, sobre a manipulação de objetos.  A vernissage acontece  no dia  02 de outubro às 19h30, quando então ocorre o encerramento da Oficina de Utilização de Máscaras Efêmeras, ministrada pelo artista  que também integra  a programação do  festival com o espetáculo  “Cosmonave”, da Cia Teatral Nós Por Exemplo, da qual faz parte junto com o artista Roberval Barreto.

  • José Arcanjo é biólogo de formação, mas especializou-se em Artes: Especialista em Metodologia do Ensino de Desenho e Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade, pela UEFS. Trabalha com Artes Visuais e Teatro de Formas Animadas. Dirigiu, junto à Cia Teatral Nós Por Exemplo, três espetáculos de animação: em 2010, A Floresta de Mariquita, trabalho de teatro de bonecos; em 2012, Maria Fubá, espetáculo de teatro de máscaras; em 2017, Cosmonave: a fábula da criação do universo contada pelos objetos, um espetáculo de teatro do objeto. Participou de diversos Salões de Artes Visuais da Bahia, Bienal do Recôncavo,  além de diversas exposições individuais e coletivas.

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA NO CENTRO DA CIDADE MARCA A ABERTURA DO 11º FENATIFS

A Cia Cuca de Teatro, realizadora do Fenatifs, juntamente com artistas dos grupos que participarão do Festival e outros tantos artistas convidados, promoverá uma intervenção artística em forma de cortejo com pequenas paradas para apresentações artísticas para marcar a abertura oficial da 11ª edição do Fenatifs.  A ação irá  percorrer  os espaços do  canteiro central da Getúlio Vargas entre  o Monumento da Maria Quitéria até as proximidades da prefeitura de Feira de Santana. Chegamos a mais uma edição do Fenatifs em 2018, ano em que a Cia. Cuca de Teatro celebra 20 anos de trabalho voltados à infância e juventude, o que nos causa motivos múltiplos de alegria, afinal estamos ajudando a construir e desenvolver o maior festival do norte/nordeste do Brasil voltado para crianças e jovens, o 11º FENATIFS, que será realizado no período de 01 a 12 de outubro de 2018. Por trás de cada espetáculo há o trabalho de vários artistas que fazem tudo acontecer, esse tem sido o slogan da edição de 2018 do Fenatifs, um festival de múltiplas ideias, incontáveis saberes, diversas expressões de linguagens e qualificação, com atrações que aproximam o tradicional do teatro para a infância e juventude da produção contemporânea favorecendo assim o diálogo e troca de conhecimentos.

Para a edição de 2018, o Fenatifs recebeu 195 inscrições de espetáculos enviadas pela internet de 12 estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Ceará e do Distrito Federal).  O 11º Fenatifs conta com grupos e artistas de 10 estados brasileiros, com a participação de 14 espetáculos selecionados via editais e 05 espetáculos convidados, totalizando 19 espetáculos que se apresentam como representantes das Mostras Nacional, Interior do Nordeste e Jovens Talentos. Nas Atividades Paralelas o Fenatifs realiza 33 atividades formativas, compostas por oficinas, workshops, exposição, debates e conversas mediadas pelos críticos, além da Mostra de Talentos Mirins, protagonizada por crianças de instituições que trabalham com teatro em Feira de Santana e região. Com a realização de 57 apresentações de espetáculos  e 33 atividades paralelas  dando um total de 90 ações,  a edição de 2018 do Fenatifs pretende alcançar mais uma vez a marca de mais de 15.000 pessoas que participarão dessa grande festa do teatro infantil brasileiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *